domingo, 14 de agosto de 2011

Os discursos e projetos não se cruzam quase nunca.


Londres em chamas



Algo parecido com a revolta jovem da periferia de Paris, anos atrás. Pelo terceiro dia consecutivo, vários bairros periféricos de Londres foram saqueados e houve confrontos entre policiais e manifestantes. Londres e Birmingham parecem mais diretamente envolvidas com o conflito que tem em grupos de jovens seus atores principais. Hoje, carros foram incendiados nos bairros londrinos de Hackney, Lewisham e Peckham. Em Hackney (norte de Londres) carros de polícia tiveram seus vidros quebrados.

A Scotland Yard afirma que o conflito começou com a morte de Mark Duggan, de 29 anos. Duggan foi morto por policiais na quinta-feira, em Tottenham, depois de ser abordado em um táxi por uma unidade que investiga crimes com armas de fogo no bairro.

Mas a magnitude das manifestações e conflitos de rua não parecem ter como motivação apenas este caso. Confrontos desta natureza, envolvendo jovens, nunca são facilmente entendidos pelas instituições e pela política tradicional. Os discursos e projetos não se cruzam quase nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário